top of page
  • Facebook
  • Instagram

Acerca de

Italo ensaiando_capa site.jpg

ÍTALO MUDADO

SUA HISTÓRIA

Aqui, você vai encontrar uma linha do tempo sobre a trajetória do educador e diretor Ítalo Mudado. Uma das grandes referências do teatro mineiro, que contribuiu para a formação de diversos atores e profissionais das artes cênicas em Minas e no cenário nacional. 80 anos de vida, diversas histórias pra se contar e muita coisa ainda pode ser inserida por aqui, pois o processo de resgate oral de sua trajetória não para. Por isso, novidades vão constantemente surgir por aqui e sua contribuição é muito bem vinda.

1990 a 1995

1990

Ítalo dirigiu O Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, e Médico à força de Molière pelo Grupo Intervalo.

 

Em 23 de julho de 1990, Ítalo se aposentou pela UFMG e passou a dar aulas de teatro no Teatro Universitário (TU) da UFMG e em diversos cursos livres.

1991

O Grupo Intervalo produziu três espetáculos: Vieira, de Fernando Luso Soares, O Soldado e O Sacristão, de Martins Pena, e O Diletante, de Martins Pena.

1992

Neste ano, o Grupo Intervalo montou Um Rubi no Umbigo, de Ferreira Gullar, As Safadezas de Scapino, de Molière e As Máscaras de Fernando Pessoa. Pela primeira vez, o Grupo abriu espaço para que outra pessoa dirigisse um espetáculo. A montagem de Os Marginais, de Bernardo Santareno, foi dirigida por Sérgio Labruna. 

Na década de 1990, quando Magdalena Rodrigues assume a presidência do SATED MG, Ítalo é convidado por ela a contribuir nas preparações dos Exames de Capacitação Profissional da entidade. Durante 20 anos Ítalo foi responsável por indicar livros, por elaborar as provas escritas do processo e de realizar palestras sobre história do teatro para as candidatas e candidatos ao exame, percorrendo diversas cidades do interior de Minas Gerais nessa função.

1994

O Grupo Intervalo produziu seu primeiro espetáculo voltado para o público infantil: O Espelho Mágico, de Pierre André. Pela primeira vez, também, montou um espetáculo para integrar programas de treinamento empresarial: Você É Muito Importante, de Rogério Sampaio.

 

No mesmo ano, ainda foram criadas as peças Electra, de Sófocles, Rubaiyát – Canção de Amor e Vinho, de Omar Khayyám, com tradução do próprio Ítalo Mudado, e Maridos, Mulheres e Confusões, espetáculo que reunia dois textos de Martins Pena: “Comédia sem Título” e “O Caixeiro da Taverna”.

 

Ítalo foi convidado, pela Faculdade de Educação da UFMG, a dar uma palestra sobre Teatro Moderno e Educação.

1995

O Grupo Intervalo conseguiu a liberação dos direitos autorais de dois textos, que foram montados sob a direção de Ítalo: A Raposa e As Uvas, de Guilherme de Figueiredo, e O Casamento Suspeitoso, de Ariano Suassuna. Produziu, ainda, Antígone, de Sófocles.

bottom of page