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ÍTALO MUDADO

SUA HISTÓRIA

Aqui, você vai encontrar uma linha do tempo sobre a trajetória do educador e diretor Ítalo Mudado. Uma das grandes referências do teatro mineiro, que contribuiu para a formação de diversos atores e profissionais das artes cênicas em Minas e no cenário nacional. 80 anos de vida, diversas histórias pra se contar e muita coisa ainda pode ser inserida por aqui, pois o processo de resgate oral de sua trajetória não para. Por isso, novidades vão constantemente surgir por aqui e sua contribuição é muito bem vinda.

1950

1951

Ítalo passou pelo Colégio Estadual, onde fez o científico. Cursou um ano de Ciências Sociais e ingressou no curso de Letras da Universidade de Minas Gerais (UMG), então com duração de três anos, graduando-se em 1954.

 

No curso de Letras, conheceu Carlos Kroeber, que o apresentou a João Marschner. Foi aluno de Vincenzo Spinelli, professor visitante da Faculdade de Filosofia, que sugeriu aos alunos a criação do Teatro Universitário, que, na época, ficou conhecido como Teatro Universitário Mineiro (TUM). Essa primeira tentativa de formação foi de Carlos Kroeber, Ítalo Mudado, Heitor Martins, Pierre Santos, Liliane Jacqueline e outros. 

 

Spinelli propôs uma única apresentação com os textos A Patente, comédia em um ato de Luigi Pirandello; O Jogador e a Morte, um auto medieval; e um jogral chamado A Sinfonia do Mar e do Vento. A apresentação foi no Instituto de Educação e Ítalo atuou, no auto medieval, no papel de Jesus Cristo.

 

1952

João Ceschiatti assistiu à atuação de Ítalo no auto medieval e o convidou para fazer parte do grupo do Teatro do Sesi, ativo entre 1950 e 1964. Em 1951, Ceschiatti tornou-se diretor do Teatro. Lá, no ano seguinte, Ítalo e Carlos Kroeber conheceram Geraldo Ângelo, Ezequias Marques e Antonio Naddeo.  

1952_Nota no Correio da Manhã sobre o TUM_Detalhe.jpg

1953

No Teatro do Sesi, Ítalo fez sua estreia em 11 de junho, com a peça Medéia, de Eurípedes, interpretando o Preceptor. Em novembro, no teatro Francisco Nunes, encenou Pertinho do Céu, de Mário Lago e João Wanderley, atuando, pela segunda vez, no papel de um velho.  

1953_Crítica de Medéia, por Paschoal Carlos Magno - Correio da Manhã 11-06-1953_Detalhe.jpg
1953_Ítalo no papel de Preceptor em Medeia.jpg

1954

Ainda sob direção de Ceschiatti, Ítalo Mudado fez parte do elenco de Escola de Maridos, de Molière, encenado entre 8 e 12 de maio de 1954. Em 11 de janeiro de 1955, a peça foi apresentada no Cine-Teatro Glória, em Juiz de Fora, e depois levada a São João del Rey.

 

Ítalo começou a trabalhar no Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia da UMG em 1954, dando aulas de Língua Portuguesa em substituição a Nair Cardoso, esposa de Wilton Cardoso. D. Alaíde Lisboa de Oliveira, diretora do colégio, sugeriu que ele dirigisse ali uma peça. Assim, Ítalo deu início a um trabalho que passou a ser conhecido como Grupo de Teatro do Colégio de Aplicação, que, nas palavras de Ítalo, foi seu preparatório para o futuro.

Escola de Maridos em Juiz de Fora -  Mineira 11-01-1955_Detalhe.jpg

1955

Ítalo passou a dirigir os alunos do colégio em apresentações internas, no pátio da escola da rua Carangola. O primeiro espetáculo foi Pluft, o Fantasminha, de Maria Clara Machado. Depois, encenou um jogral com poemas de Henriqueta Lisboa; A Bruxinha que era Boa, de Maria Clara Machado; Lição de Botânica e Prometeu e Ahasverus, de Machado de Assis; A Castro, de António Ferreira; O Cigano, de Martins Pena; e uma seleção de fábulas de Fedro encenadas em latim.

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