top of page

Acerca de

Italo ensaiando_capa site.jpg

ÍTALO MUDADO

SUA HISTÓRIA

Aqui, você vai encontrar uma linha do tempo sobre a trajetória do educador e diretor Ítalo Mudado. Uma das grandes referências do teatro mineiro, que contribuiu para a formação de diversos atores e profissionais das artes cênicas em Minas e no cenário nacional. 80 anos de vida, diversas histórias pra se contar e muita coisa ainda pode ser inserida por aqui, pois o processo de resgate oral de sua trajetória não para. Por isso, novidades vão constantemente surgir por aqui e sua contribuição é muito bem vinda.

1970 a1979

1972

Em 1972, Ítalo ingressou como professor de Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras da UFMG. Lá, ensaiava, apresentava e fazia leituras dramáticas com os alunos, aproveitando datas comemorativas relacionadas a escritores. Ao longo também dos anos 70, Ítalo Mudado ofereceu cursos introdutórios de teatro clássico nos Festivais de Inverno em Ouro Preto.

1974

Em 1974, Ítalo foi convidado a dar aulas de História do Teatro no Teatro Escola da Cruz Vermelha (TESC), fundado por Priscila Freire naquele ano. O TESC funcionava no porão do Teatro Marília, em um espaço com 80 cadeiras, e existiu até 1979.

Marisa e Evandro em Antígone - Montagem do TESC - 1974 - Acervo Priscila Freire

1978

Mas ele também foi diretor de montagem do TESC, começando mais uma vez com Antígone, de Sófocles. Depois, foi a vez de Hécuba, Electra e Édipo Rei (1978). Além dessas tragédias de Eurípedes e Sófocles, Ítalo também encenou Martins Pena e outros dramaturgos.

1979

Em 1979, com o encerramento do TESC, Ítalo foi convidado por um pequeno grupo de alunos do TESC para fundar o que seria o Grupo Mineiro de Comédia. A primeira peça dirigida foi Papai Fanfarrão, de Mário Lago e José Wanderley.

bottom of page