top of page

Acerca de

Italo ensaiando_capa site.jpg

ÍTALO MUDADO

SUA HISTÓRIA

Aqui, você vai encontrar uma linha do tempo sobre a trajetória do educador e diretor Ítalo Mudado. Uma das grandes referências do teatro mineiro, que contribuiu para a formação de diversos atores e profissionais das artes cênicas em Minas e no cenário nacional. 80 anos de vida, diversas histórias pra se contar e muita coisa ainda pode ser inserida por aqui, pois o processo de resgate oral de sua trajetória não para. Por isso, novidades vão constantemente surgir por aqui e sua contribuição é muito bem vinda.

1985 a 1989

1985

Em 29 de maio de 1985, já com o grupo Teatro da FALE, Ítalo adaptou e encenou cinco contos de Luiz Vilela com o espetáculo Contos de Luiz Vilela. Os textos adaptados foram: “Solidão”, “A Chuva dos Telhados Antigos”, “Nosso Dia”, “Branco Sobre Vermelho” e “Uma Namorada”.

 

Montou também O Avarento, de Molière, pelo Grupo Intervalo.

1986

Sob a direção de Ítalo, o Grupo Intervalo montou  Cenas de Shakespeare.

1987

Ítalo dirigiu o espetáculo Poesias Africanas de Expressão Portuguesa, pelo Grupo Intervalo.

 

Em julho de 1987, Ítalo reuniu novamente adaptações de contos de Luiz Vilela e levou para Sete Lagoas um espetáculo com o título Tarde da Noite, com os seguintes contos: “Solidão”, “Bárbaro”, “Primos”, “Com seus Próprios Olhos”, “Branco Sobre Vermelho” e “Uma Namorada”. 

 

Por fim, em 24 de outubro de 1987, o espetáculo Tarde da Noite – Cinco Histórias de Luiz Vilela foi encenado na Casa da Ópera de Sabará, reunindo os contos “Nosso Dia”, “Solidão”, “Confissão”, “Primos” e “Uma namorada”. Os dois espetáculos já foram encenados com a assinatura do Grupo Intervalo.

1988

Ítalo e Marcus Freitas selecionaram e organizaram, juntos, poemas de Fernando Pessoa para o espetáculo Persona - As Máscaras de Fernando Pessoa.

1989

O Grupo Intervalo montou dois espetáculos sob a direção de Ítalo: Medéia, de Eurípedes, e Fofoca, Dinheiro e Casamento, com obras de Machado de Assis.


O Centro de Estudos Portugueses promoveu uma semana de debates sobre a obra de Machado de Assis e Ítalo foi convidado a fazer a adaptação de três obras dramaturgas do autor: O Empréstimo, Antes da Missa e A Lição de Botânica.